segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cabernet Sauvignon: o grande Coringa


Talvez uma das uvas mais conhecidas em todo o mundo, potente e tanínica, a Cabernet Sauvignon - mistura genética entre Sauvignon Blanc e Cabernet Franc - originou-se em Bourdeaux (na França) e é o coringa na hora de escolher um vinho.

Preferência de muitos, a "rainha das uvas tintas" tem prestígio e, não à toa, é responsável por um vinho encorpado e com presença em diferentes terroirs no mundo (terroir: termo usado para determinar uma faixa de terra segundo especificações geográficas, geológicas e climáticas para uso vinícula, e também para café e chá).

A Cabernet Sauvignon se infiltrou por todos os lados, e tem se mostrado extraordinária no novo mundo. A Califórnia tem produzido verdadeiras jóias, assim como no Chile, Argentina, Austrália... e no velho mundo continua imponente e dona de seu espaço.

Além de ser uma casta fácil de se cultivar, a nossa protagonista tem estilo marcante e direto, com características fáceis de reconhecer e normalmente agrada... e muito.

Seus aromas são frutos vermelhos (amora, cereja, morangos), frutas pretas (ameixa), especiarias (pimenta e cravo) e com passagem em carvalho se reconhece os aromas mais complexos como tostados, café, chocolate e, dependendo da região que foi cultivada, anis e pimentão.

Já deu para perceber que é rico e muito complexo todo vinho produzido com essa casta fantástica, e por isso merece aqui um post só para ela.

Na boca tem presença, seu tanino é marcante, e se pode dizer que agrada o paladar masculino. Quando usada em cortes (mistura de duas ou mais uvas) ela garante um vinho estruturado, e seu tanino continua sendo marcante. Os cortes mais comuns são com as uvas Merlot (França), Carmenere (Chile), Sangiovese (Itália), Shiraz (Austrália) e Tempranillo (Espanha). Por se adaptar fácil a quase qualquer corte, normalmente é uma preferência dos produtores.

Conheça agora os grandes Cabernets (e também os mais caros):


- Château Haut-Brion
- Château Latour
- Château Margaux
- Château Lynch-Bages
- Château Palmer
- Château Montrose
- Ornellaia
- Sassicaia
- Solaia
- Marqués de Riscal
- Stag’s Leap
- Screaming Eagle
- Ridge – Montebello
- Mondavi – Opus One
- Catena Alta
- Seña
- Almaviva
- Montes Alpha "M"
- Penfolds – Bin 707
- Petaluma
- Rosemount
- Moss Wood
- Yarra Yering

Agora que conhece mais sobre a tal Cabernet Sauvignon, que tal experimentá-la e testar seus inconfundíveis e extraordinários aromas? Depois me contem a experiência de provar não um simples vinho, mas um vinho feito com a Rainha das Uvas Tintas.

Boa degustação!



Sem comentários:

Enviar um comentário