quinta-feira, 22 de março de 2012

Quando o gibi e o vinho se encontram

Sabe o mangá, aquele gibi japonês? Pois bem, é um gibi nem sempre voltado para crianças, há também a versão mangá para um público adulto, que são simplesmente fissurados, devoradores fanáticos e quase compulsivos do gênero.

Agora junte fãs de mangá com entusiastas do vinho e o resultado é o sucesso "The Drops of God", um mangá que está dando muito o que falar e virou febre na Ásia.

De forma resumida, conta a história de um rapaz educado pelo pai severo mas que ficam anos sem se falar. Quando o pai morre, deixa uma herança mas com exigências e condições, entre elas a de identificar os 12 melhores vinhos do mundo, chamados por ele de "os 12 Apóstolos", e haveria ainda um décimo terceiro vinho tão bom que seria o tal Gotas de Deus. E então o rapaz, junto com seus amigos, têm de sair pelo mundo atrás dos 13 vinhos, superando alguns desafios e concorrentes. Super!

Poderia ser apenas uma historinha tola, mas o bacana é que todos os vinhos citados na história são reais, com rótulos reais, fazendo citações de lugares reais e entrando detalhadamente em todos os procedimentos, técnicas, características, variedades e terminologias do mundo dos vinhos. Um papo quase de nerd, mas contagiante. E de quebra, ainda transmitem tudo isso com elegância e poesia.

O interessante em The Drops of God é que serve para todos os públicos: para os experts em vinho é diversão garantida dentro de um universo bem conhecido; para os iniciantes é uma forma de aprender muito, muito mesmo, sobre os pormenores reais relacionados ao vinho; e para aqueles que não querem saber da bebida, é uma história divertida e genialmente bem contada.

Como se não bastasse, o gibi acabou gerando no Japão uma onda de devoção aos vinhos afetando produtores da França, que de repente viram a procura por seus produtos explodirem.

No link abaixo, uma interessante reportagem da BBC falando justamente sobre isso:


Boa degustação... e boa leitura!


Sem comentários:

Enviar um comentário