segunda-feira, 25 de março de 2013

Encontro do Sommelier

Sétimo encontro do Sommelier ...


Aconteceu dia 24/03 realizado pela Grand Cru o sétimo encontro do Sommelier no Grande Hotel do Senac-Águas de São Pedro.
Reuniu profissionais da área do vinho de todo o Brasil, para provar vinhos do Novo e Velho mundo,com novidades para restaurantes e consumidor final.

As Vinícolas que compareceram e seus produtores foram :

Leyda-Chile
Santa Rita-Chile
Marquis de Bourdeaux-França
Domeco D Jarauta- Espanha
Garofoli- Itália
Doña Paula-Argentina

Degustamos os seus ícones e demos notas,além de bater um bom papo com os produtores e a troca de experiências entre os profissionais da aréa,em uma degustação que levou dois dias e valeu muito a pena




 A Degustação começou no domingo e terminou na segunda com apresentação de 6 vinícolas e dando a oportunidade para se conhecer, rótulos do Novo Mundo e do Velho Mundo,desde os mais simples até os mais complexos de vários estilos .



Decidi colocar alguns dos rótulos que me chamaram atenção neste post e dividir um pedacinho desta experiência que profissionalmente só tem à acrescentar...

Leyda Single Vineyard Neblina Riesling 2010-Chile:

Sua cor: Amarelo palha com tons esverdeados.
O aroma não podia ser mais tipico de um riesling,muito petróleo e mineralidade.

Na boca ele se apresenta fresco e como o nariz já propunha, é mineral,um amargor e acidez bem agradável,ótima opção para carta de vinhos em um restaurante que propõe pratos com frutos do mar e peixes .

Marquis de Bordeaux 2010-França

Esta linha vem com uma proposta do verdadeiro "bom, bonito e barato" um bordeaux de Saint Emilion com ótimo preço,esta muito equilibrado e não é um vinho excepcional,porém esta muito honesto,um vinho com boa doçura e estrutura,tem corpo médio,taninos elegantes e por ter filtração tangencial (Tecnologia de filtração respeitosa das qualidades organolépticas e estruturais do produto, económica e, com capacidade de filtração de grandes volumes diários) mantém aromas muito fortes e agradáveis.Com certeza de todos os Bordeaux que eu conheço este é o de melhor custo beneficio.



Domeco de Jarauta  2007-Espanha 

Surpreendente este tempranillo de Rioja,de uma vinícola boutique na Espanha,este vinho apaixonou, taninos maduros com frutas bem vivas,aromas tostados ele passa 2 anos em barrica e 3 anos em garrafa.Este vinho é um verdadeiro equilíbrio entre potência e elegância.

Garofoli Grosso Agotano Conero DOCG-Riserva 2008-Itália


Com envelhecimento de 18 meses em barricas de carvalho e 12 meses em garrafa,é um vinho surpreendente,me encantou provar um Montepulciano de Marche,ele mostra ótima acidez e equilíbrio com uma complexidade animal de couro em seu aroma.
Na boca é um vinho altamente gastronômico e bem estruturado,com qualidade de um Super Toscano,mas com a metade do preço.

Doña Paula Selección de Bodega Malbec 2007-Argentina

Dos nossos hermanos Argentinos,vem um vinho de tipicidade e ótima estrutura,eu particularmente adoro Malbecs Argentinos bem feitos,acho inclusive que do novo mundo é com certeza umas das uvas mais expressivas que eu conheço.Este vinho tem um corpo redondo,tanino firme e apesar dos 18 meses de carvalho ele se apresenta elegante sem ser pesado,claro que deve-se decantar,pois se torna aromático e surpreendente depois de meia hora de decanter.
Cor violeta e o aroma de frutas do bosque ,cereja negra e especiarias.

Santa Rita Casa Real Cabernet Sauvignon 2009-Chile

Para terminar a noite com chave de ouro,degustamos este ícone chileno,na boca se mostra muito complexo,como já era de se esperar,o melhor deste vinho é o fato dele ser um Cabernet Sauvignon complexo e com características europeias,não tem o peso nem a pimenta ou o aroma de goiabada tipicos de Cabernets chilenos,ele tem uma elegância e acidez perfeita,com certeza um vinho de terroir (conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço.) 

Com certeza a equipe da vinícola Santa Rita esta tratando o vinho chileno com muita seriedade,pois este Cabernet Sauvignon é para mim,o melhor vinho chileno desta casta que já provei.

                                       Lívia Novais,Eduardo Figueiredo e Cicero Mendes


Boa Degustação!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário