terça-feira, 12 de novembro de 2013

Gastronomia saudável


Como tenho formação em Gastronomia,muitas vezes fico entre a cruz e a espada quando o assunto é gastronomia saudável,mesmo porque para um gastronomo o que mais vale é sempre o sabor e as grandes descobertas na alquimia da cozinha,dificilmente se pensa nas calorias,ok mas existe uma exigência enorme nos dias de hoje com a saúde,enquanto preparo minhas aulas de vinhos e algumas consultorias,depois de ter passado uma boa temporada em Portugal,tenho ficado muito em casa,o que me tem dado asas a imaginação quando o assunto é cozinhar...
Cozinhar para mim,sempre foi além de profissão,uma terapia...me perco nos temperos,no universo imenso de sabores,claro já pensando sempre no vinho que irei harmonizar e isso me dá um prazer enorme,varias noites fiz laboratórios em casa e vale a pena até harmonizar errado para saber sim,qual o sabor e o porque a harmonização de vinho e comida é tão importante.
Mas já falei de harmonizações em posts anteriores,o que quero é apenas dividir com vocês a experiência de cozinhar de forma saudável,já que devido aos treinos que faço,procuro ter uma alimentação equilibrada,mas saborosa ...

Segue então algumas dicas e uma receita especial que preparei hoje...


File de San Peter com creme de espinafre e legumes salteados

300 gr File de San Peter
2 colheres de creme de leite de soja
Sal moido na hora a gosto
Pimenta moída na hora a gosto
1 piatada de nos moscada
Espinafre fresco
2 dentes de alho
1/2 cebola picada 
Ervas aromaticas picadas 
100 ml de vinho branco
1 maço de aspargos frescos
1 maço de brocólis fresco

Modo de preparo

Tempere o filé com pimenta e sal a grosso (uso sal marinho por causa das propriedades e sais minerais)
reserve.
Pique a folhas de espinafre e refogue com alho,cebola no azeite extra-virgem ,quando estiver refogado tempere com sal e pimenta,adicione o creme de leite de soja,tempere com nós moscada e de preferência processe com o mixer para virar um creme,reserve.
Grelhe o filé de peixe com um fio de azeite dos dois lados,eu gosto de selar com o fogo bem alto assim preserva o suco e não fica um peixe seco...depois de grelhado coloque o creme em cima do filé,com ervas picadas a gosto em cima e sirva com aspargos e brócolis salteados.




Para harmonizar eu recomendo um ótimo Chenin Blanc da Africa do Sul,variedade originária do Loire mas que se adaptou super bem na Africa do Sul e Na taça cor amarelo palha com reflexo esverdeado. Os aromas eram discretos, remetiam a frutas cítricas, como lima, limão e carambola, algum nuance de alecrim e manjericão completavam o painel. Na boca um vinho fresco, de boa acidez que secava bem a boca. Corpo leve e retrogosto confirmando as frutas cítricas. Para mim ideal para um prato leve e saboroso,então a dica está dada ...agora é experimentar 
 =)  e Boa Degustação!!!

Há se for se preparar para treinar,tome um suco e deixe o Chenin Blanc para a noite ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário